sexta-feira, 18 de maio de 2018

Indefinições em alianças nacionais influenciam nas eleições do DF


A indefinição relativa às alianças de presidenciáveis como Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB), a lacuna deixada pelo ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (PSB) e a insistência do PT na candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão além da corrida para o Palácio do Planalto. No Distrito Federal, os pré-candidatos ao Palácio do Buriti aguardam a decisão do cenário geral para amadurecer coligações com a certeza de que serão avalizadas pelas Executivas nacionais.

Por causa das seguidas derrotas de Lula na Justiça, o PT-DF está no limbo. Sem o ex-presidente nos comícios da capital, caciques da sigla temem o baixo apoio do eleitorado. Preferem, então, apostar as fichas em candidaturas menos arriscadas, como para deputado federal e distrital. Por ora, apenas o bancário aposentado Afonso Magalhães se colocou à disposição para concorrer ao GDF. Em busca de um nome de maior expressão, lideranças assinaram um documento, no qual pedem que a deputada federal Erika Kokay entre no páreo, pois outros nomes “não empolgaram a militância”.
Continua depois da publicidade
Após a divulgação da carta, entretanto, a parlamentar e presidente regional da legenda reafirmou o projeto de reeleição à Câmara dos Deputados. Petistas também encontram dificuldades para formar alianças em razão das remotas chances de Lula — preso na Polícia Federal, em Curitiba, há pouco mais de um mês — participar da corrida presidencial. Até agora, o PT-DF não conseguiu fechar acordo com partidos de centro-esquerda. Por isso, correntes internas pedem a extensão do prazo para a apresentação de propostas de coligação — a estimativa, baseada no calendário nacional, era de que os planos fossem entregues até o último dia 11.

Base ou oposição


Uma das pré-candidaturas que dependem do fechamento de alianças nacionais para decolar é a do presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), ao Senado. O partido dele está entre dois caminhos. Na via de sua preferência, integraria a frente de centro-direita encabeçada por Jofran Frejat (PR), desde que tivesse a garantia de um palanque eleitoral ao presidenciável Ciro Gomes (PDT). Isso será possível se o PR liberar os diretórios estaduais para apoiar os candidatos mais convenientes em cada região ou se o partido consolidar o apoio nacional a Ciro. Nacionalmente, porém, a preferência do PDT é por uma aliança de centro-esquerda, com partidos como o PSB — no DF, o governador Rodrigo Rollemberg tentará a reeleição. Nesse caso, um representante pedetista teria lugar na chapa do chefe do Buriti.
As duas opções desagradam parcelas dos filiados ao PDT-DF, que preferiam a candidatura de Joe Valle ao Executivo local. Eles não aprovam, por exemplo, a união a nomes que integram a chapa de Frejat, como o deputado federal e pré-candidato ao Senado Alberto Fraga (DEM). Mas consideram que as rusgas sejam ainda maiores com Rollemberg, pois o partido deixou a base aliada em outubro de 2017 e tem feito oposição ao socialista, desde então.
Jofran Frejat pretende encontrar o presidente nacional do PR, Valdemar Costa Neto, para checar qual será a postura da sigla no país, uma vez que não detém candidato próprio ao Planalto. “Em outras ocasiões, ficamos livres para apoiar as candidaturas convenientes”, relembrou Frejat.
Além do PDT, Rollemberg considera alianças com PSDB e Rede. No caso da aliança com tucanos, o governador pensa que denominadores comuns, como os estados do Espírito Santo e São Paulo, onde as relações são amistosas, podem aproximar as siglas. Com a Rede, a relação é antiga. Em 2014, o PSB deu espaço para Marina Silva concorrer à Presidência da República. A aliança garantiria o pré-candidato ao Senado Chico Leite em sua chapa.

Briga de egos


O grupo liderado por Rogério Rosso (PSD) e Cristovam Buarque (PPS), integrado ainda pelos pré-candidatos ao Buriti Alírio Neto (PTB) e Izalci Lucas (PSDB), está alinhado às negociações nacionais. Na corrida presidencial, as siglas apoiam a candidatura de Geraldo Alckmin. Cristovam, por exemplo, vai elaborar o plano de governo para a educação do presidenciável. A consolidação regional, contudo, esbarra em briga de egos. No desfecho mais recente, Cristovam propôs a fusão de seu grupo ao de Frejat, em busca da unidade da oposição. O movimento desagradou Alírio. O ex-distrital garantiu que, caso a possibilidade seja concretizada, buscará novas composições ou até uma chapa puro-sangue do PTB.
Continua depois da publicidade
Antes disso, o petebista e Izalci estavam longe do consenso sobre a cabeça de chapa. Nenhum deles pretende abrir mão da disputa, porque aparecem tecnicamente empatados em pesquisa encomendada pelo grupo. Quando observados outros critérios, o cenário permanece incerto: o tucano proporciona mais tempo de tevê ao grupo durante a propaganda eleitoral gratuita e Alírio conta com a estrutura da legenda, além do apoio explícito da nacional à candidatura.

Há meses, o governador flerta com o PSDB. Apesar do distanciamento em razão de embates entre as siglas em outras unidades da Federação, Rollemberg não desistiu da alianç(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)
Há meses, o governador flerta com o PSDB. Apesar do distanciamento em razão de embates entre as siglas em outras unidades da Federação, Rollemberg não desistiu da alianç(foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Nenhum comentário:

Postar um comentário