sexta-feira, 10 de maio de 2019

PM Usa Gás de Pimenta Em Escola da Cidade Para Conter Confusão

Uma confusão entre alunos e servidores do Centro de Ensino Fundamental 427 (CEF 427) acabou na delegacia. De acordo com informações preliminares das forças de segurança, os estudantes da unidade de ensino participavam de um evento esportivo, quando um aluno teria começado a discutir com servidores, gerando confusão generalizada. Para conter a situação, a Polícia Militar usou gás de pimenta. O caso aconteceu na noite dessa quinta-feira (9/5).   

 Policiais militares foram chamados para conter a confusão e acabaram levando um estudante de 18 anos para a delegacia. De acordo com informações da Polícia Civil, o jovem teria resistido à voz de prisão e ainda agredido um militar. O rapaz foi levado para a 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia), onde foi autuado por lesão corporal e resistência. Ele foi liberado após o pagamento de fiança de no valor de R$ 350.  

O Correio tentou entrevistar a direção da escola, mas um vigilante que atendeu a ligação informou que a unidade de ensino está fechada hoje. O coordenador da Regional de Ensino de Samambaia, Elivan Feitosa, 46, soube do caso por volta das 21h30. Ele explicou que o aluno queria sair da escola antes do término do evento, mas, de acordo com o regime interno da escola, os estudantes devem entregar a carteirinha na entrada e só recebem de volta no fim das atividades. Como a gincana não tinha acabado, o jovem não poderia sair.

"O aluno queria sair antes do horário e começou a discutir com o funcionário da portaria. O coordenador da escola viu a cena e perguntou o que estava acontecendo e o aluno estava um pouco alterado e agredindo verbalmente os funcionários. Como a situação aconteceu próximo ao local da gincana, outros alunos começaram a tumultuar e foi preciso chamar a polícia", explicou Elivan. 

Gás de pimenta 

Ainda segundo o coordenador da Regional de Ensino, o aluno teria reagido à abordagem dos policiais com agressões verbais. "A PM precisou chamar reforço, porque a situação ficou complicada mesmo. Depois chegou o GTOP e precisou conter alguns alunos com gás lacrimogêneo e o estudante de 18 anos foi detido e levado para a delegacia”, contou.

Elivan disse que acompanhou toda a ação policial e chegou a ir até a 26ª DP, onde conversou com a família do jovem. "Ele é ex-aluno do diurno e passou para o noturno para fazer o EJA (Educação para Jovens e Adultos), porque trabalha durante o dia. Pelo o que a mãe nos disse ele é um rapaz tranquilo, sem histórico de violência. Na escola também ele nunca teve problemas. Foi, realmente, um caso atípico". 

Na próxima segunda-feira (13/5), a Regional de Ensino se reunirá com a direção da escola e os pais do aluno para decidir o futuro dele na instituição de ensino. "De acordo com o regime interno, a princípio, o recomendado é que ele seja transferido para outra escola mais próxima. Ele precisa sair do foco e evitar que outros alunos se exaltem com ele", disse Elivan. 

Em nota, a Polícia Militar informou que a corporação foi acionada para conter dois homens, alunos do Centro de Ensino Fundamental 427, que teriam desacatado o diretor e desobedecido a ordem de sair da escola. No entanto, mesmo com a chegada da PM, a dupla não quis deixar o local e, então, teria começado uma confusão e um deles agredido um policial com um soco no rosto. "Com a chegada do apoio, alguns alunos tentaram impedir a condução do agressor para a delegacia. Nesse momento foi usado o gás de pimenta para dispersar os alunos", diz o texto. Ainda em nota, a PM disse que o diretor da escola foi à delegacia e testemunhou a favor dos policiais agredidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário