terça-feira, 3 de julho de 2018

Morre, aos 56 anos, o jornalista André Duda, ex-secretário do GDF


O jornalista Carlos André Duda, 56 anos, morreu após sofrer um infarto no começo da tarde desta terça-feira (3/7). Ele atuou como secretário de Comunicação do Distrito Federal nos governos de Arruda e de Agnelo, foi repórter da Rede Globo e atualmente trabalhava no gabinete do deputado distrital Rodrigo Delmasso (PRB). Durante a passagem pela televisão, na década de 1990, apresentou diversos telejornais locais e nacionais.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Duda chegou ao 6º Grupamento de Bombeiro Militar, no Núcleo Bandeirante, no começo da tarde, queixando-se de dores no peito. Ele estava sozinho e dirigia o próprio carro. Os militares o transportariam para o Hospital de Base, mas o jornalista teve uma parada cardiorrespiratória assim que entrou no veículo. Militares realizaram reanimação cardiorrespiratória por 50 minutos, mas Duda não respondeu aos estímulos. Nascido em Passo Fundo (RS), o jornalista era casado e deixa dois filhos. O corpo será velado na quarta-feira (4/7), às 12h, na Capela 9 do Cemitério e Crematório Jardim Metropolitano, em Valparaiso (GO). Haverá uma celebração às 13h e, em seguida, às 14h, ocorrerá a cremação.

Continua depois da publicidade
Duda é lembrado por amigos como uma pessoa alegre, companheira, profissional e solidária. Desde o fim de 2015, ele trabalhava no gabinete do distrital Rodrigo Delmasso (PRB). Ao Correio, o parlamentar afirmou que “perdeu um parceiro na política e amigo pessoal”. “Era um excelente profissional, um paizão. Puxava nossa orelha quando necessário, nos apoiava nos momentos de dificuldades e, acima de tudo, nunca deixou de acreditar”, disse.

O jornalista Wellington Moraes, atual coordenador de pré-campanha de Jofran Frejat (PR), era amigo pessoal de Duda há mais de 30 anos. “Ele ainda era repórter da Globo e, eu, secretário de Comunicação do Roriz, então começamos com uma relação profissional, que se tornou amizade. No segundo governo Roriz, eu o levei para ser meu secretário adjunto e, de lá para cá, sempre mantivemos uma relação próxima de amigos e companheiros de trabalho. Duda sempre foi muito leal, só tenho boas recordações”, relembrou. 

O chefe de Redação da Rede Globo, Iain Semple, lembra do jornalista como uma pessoa dinâmica, que conseguiu se reinventar o tempo todo. “Uma hora ele estava no meio do governo, depois nas mídias, estava sempre mudando. Era sempre uma surpresa saber onde ele estava. Duda gostava muito de política e sabia muito sobre isso, pois acompanhou quase todas as campanhas do DF, desde a época da primeira Câmara Legislativa”, conta. Na rotina de trabalho no Jornal Nacional, Iain descreve Duda como uma pessoa divertida. “Ele estava sempre brincando com os outros, era alguém muito alegre e bom de estar próximo”, observou.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, emitiu nota de pesar sobre a morte de Duda. “O jornalismo brasiliense perdeu, nesta terça-feira, um dos seus grandes representantes. Foi com pesar que recebi a notícia da morte do ex-secretário de Comunicação André Duda, que dedicou boa parte de sua vida profissional ao governo. À família, somo-me neste momento de dor para desejar conforto e paz.” 

Também se manifestou, em nota, sobre a morte de Duda o deputado federal Rogério Rosso (PSD/DF). “André sempre se mostrava com um sorriso no rosto, com muita disposição e competência no trabalho. Sem dúvida, perdemos um amigo e o DF um grande profissional de comunicação, apaixonado pela capital federal. Nossos profundos sentimentos a todos familiares”, relatou. 

 Ver galeria . 4 FotosAndré Violatti/Esp. CB/D.A Press
(foto: André Violatti/Esp. CB/D.A Press )

Nenhum comentário:

Postar um comentário