segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Garis recolhem 48 toneladas de lixo eleitoral no DF após primeiro turno



Ceilândia e Plano piloto foram as cidades onde mais havia santinhos pelo chão. SLU mobilizou 1.340 varredores

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do Distrito Federal recolheu pelo menos 48 toneladas de lixo eleitoral deixado no primeiro turno das eleições, no domingo (7). De acordo com o SLU, Ceilândia e Plano Piloto foram as regiões onde mais havia santinhos pelo chão.
Os trabalhos de varrição começaram ainda no domingo e se estendeu até o início da tarde segunda-feira (8). Segundo a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos, 1.340 varredores foram mobilizados para trabalhar.
“Além de ser crime eleitoral, jogar santinho no chão também é ato de vandalismo porque você está sujando a cidade toda.”, afirmou Kátia Campos, acrescentando que o SLU não tem capacidade de notificar os candidatos pelo lixo deixado na rua. Ainda assim, ela afirmou que o órgão fez um levantamento do que foi varrido e tem como repassar informações, se necessário, para a Agefis e a Justiça Eleitoral aplicarem punições.
O lixo, principalmente composto por papel, vai ser destinado para cooperativas de catadores, responsáveis pela coleta seletiva. “No segundo turno, a gente espera que nem tenha pessoas do SLU trabalhando. O que é importante é a gente pedir um ato de cidadania, tanto dos candidatos, quanto da população, porque é um ato de amor a Brasília”, declarou a diretora, confiando no comportando do eleitor bem antes do que viria no segundo turno de votação para governador e presidente da República.
Em Samambaia, no dia seguinte a votação do primeiro turno podia se ver, principalmente nas cercanias de escolas da cidade, muito lixo eleitoral pelas ruas. Quando a reportagem do Tribuna de Samambaia esteve pela manhã nos conjuntos em volta de locais de votação encontrou ainda muitos papéis alusivos a candidatos pelo chão espalhados em grande quantidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário