terça-feira, 7 de agosto de 2018

Todos Candidatos ao GDF em 2018

eja todos os 11 nomes definidos em convenção de candidatos ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2018, em ordem alfabética:

Alberto Fraga (DEM)

Alberto Fraga foi anunciado pelo partido Democratas como candidato ao governo do DF (Foto: Beatriz Pataro/TV Globo)Alberto Fraga foi anunciado pelo partido Democratas como candidato ao governo do DF (Foto: Beatriz Pataro/TV Globo)
Alberto Fraga foi anunciado pelo partido Democratas como candidato ao governo do DF (Foto: Beatriz Pataro/TV Globo)
O DEM lançou ao governo do Distrito Federal o deputado Alberto Fraga, de 62 anos. A convenção do partido foi realizada em 4 de agosto. O vice na chapa será Alexandre Bispo (PR).
Nascido em Estância (SE), Fraga mudou-se para Brasília aos 10 anos, onde fez carreira como policial militar e político. Ele está no quarto mandato na Câmara dos Deputados.
Alberto Fraga entrou na Polícia Militar em 1974. Hoje, é coronel da reserva. O parlamentar é formado em direito, administração e educação física, e é mestre em segurança Pública. Ele passou pelo PMDB e pelo PTB antes de se filiar ao DEM.

Alexandre Guerra (Novo)

Empresário e candidato ao governo do Distrito Federal, Alexandre Guerra (Novo) (Foto: TV Globo/Reprodução)Empresário e candidato ao governo do Distrito Federal, Alexandre Guerra (Novo) (Foto: TV Globo/Reprodução)
Empresário e candidato ao governo do Distrito Federal, Alexandre Guerra (Novo) (Foto: TV Globo/Reprodução)
O partido Novo confirmou o nome de Alexandre Guerra como candidato ao governo do DF em 20 de julho, durante convenção regional em Brasília. O vice na chapa será o médico Erickson Blun, do mesmo partido.
Guerra tem 37 anos e atuou como empresário e CEO na rede de fast-food Giraffas por 18 anos. Nesse período, foi eleito pela revista "Forbes" como o melhor executivo do setor de alimentação do Brasil.
O candidato também foi presidente do Instituto de FoodService Brasil (IFB) e vice-presidente da Associação Brasileira de Franchising. Nascido em Brasília, Guerra nunca disputou cargo em eleições.

Antônio Guillen (PSTU)

Candidato do PSTU ao governo do Distrito Federal, Antônio Guillen (de pé), durante convenção do partido (Foto: Gabriel Luiz)Candidato do PSTU ao governo do Distrito Federal, Antônio Guillen (de pé), durante convenção do partido (Foto: Gabriel Luiz)
Candidato do PSTU ao governo do Distrito Federal, Antônio Guillen (de pé), durante convenção do partido (Foto: Gabriel Luiz)
O PSTU lançou o professor Antônio Guillen, de 57 anos, como candidato ao governo do Distrito Federal em 28 de julho. Guillen também é presidente regional do partido. O candidato a vice na chapa é Eduardo Zanata, também do PSTU.
Antônio Guillen é mestre em história e professor da rede pública do Distrito Federal há 29 anos. Ele fez parte do Sindicato dos Professores do DF, como delegado sindical. Segundo ele, a militância política começou em 1980 ainda na Universidade de Brasília (UnB), ao se engajar na luta contra a ditadura militar.
No primeiro discurso como candidato, Guillen afirmou que apoia uma “revolução socialista” e convocou a militância a "fazer uma rebelião" contra pontos como o arrocho fiscal.

Eliana Pedrosa (Pros)

Candidata ao governo do DF, Eliana Pedrosa (Pros) (Foto: TV Globo/Reprodução)Candidata ao governo do DF, Eliana Pedrosa (Pros) (Foto: TV Globo/Reprodução)
Candidata ao governo do DF, Eliana Pedrosa (Pros) (Foto: TV Globo/Reprodução)
O Pros anunciou a candidatura da ex-deputada distrital Eliana Pedrosa ao governo do Distrito Federal em 21 de julho. O vice na chapa é o também ex-deputado Alírio Neto (PTB). O anúncio foi feito em uma convenção coletiva de Pros, PTC, PTB, PMN e Patriota.
Eliana Pedrosa foi deputada distrital por três mandatos consecutivos, entre 2002 e 2014. De 2006 a 2009, foi secretária de Desenvolvimento Social do governo de José Roberto Arruda (PR). Em 2014, chegou a anunciar candidatura ao governo, mas disputou vaga na Câmara dos Deputados e ficou como suplente.
Em abril deste ano, Eliana Pedrosa se filiou ao Pros e lançou candidatura ao governo. É a primeira vez que a empresária disputa o comando do Palácio do Buriti.

Fátima Sousa (PSOL)

A professora Fátima Sousa, candidata pelo PSOL (Foto: Reprodução/TV Globo)A professora Fátima Sousa, candidata pelo PSOL (Foto: Reprodução/TV Globo)
A professora Fátima Sousa, candidata pelo PSOL (Foto: Reprodução/TV Globo)
O PSOL lançou no dia 28 de julho a enfermeira e professora Fátima Sousa, 57 anos, como candidata ao governo do Distrito Federal nas eleições de 2018. A vice na chapa é a assistente social Keka Bagno, também filiada ao PSOL.
Nascida em São José da Lagoa Tapada (PB), Maria Fátima de Sousa é enfermeira, mestra em ciências sociais e doutora honoris causa pela Universidade Federal da Paraíba. Tem doutorado em ciências da saúde pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado na mesma área concluído no Canadá.
Ela disse que vai focar em políticas públicas gerais de saúde, educação, segurança, mas também pontos específicos como parto humanizado, agricultura familiar, assistência a moradia e possibilidade de moradores poderem escolher os administradores regionais.

Ibaneis Rocha (MDB)

MDB lança o advogado Ibaneis Rocha ao governo do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)MDB lança o advogado Ibaneis Rocha ao governo do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)
MDB lança o advogado Ibaneis Rocha ao governo do DF (Foto: TV Globo/Reprodução)
O MDB lançou em 5 de agosto o advogado Ibaneis Rocha, de 47 anos, ao Palácio do Buriti nas eleições de 2018. O vice da chapa é o empresário Paco Britto, do Avante.
Nascido em Brasília, Ibaneis fez carreira na capital. Ele presidiu a seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) de 2013 a 2015. Hoje, é diretor do conselho federal da OAB e corregedor-geral da entidade.
O advogado se filiou ao MDB no ano passado. Ele tem pós-graduação em processo do trabalho e processo civil e é mestrando em gestão e políticas públicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

Júlio Miragaya (PT)

PT lança o economista Júlio Miragaya para o governo do Distrito Federal (Foto: Letícia Carvalho/G1)PT lança o economista Júlio Miragaya para o governo do Distrito Federal (Foto: Letícia Carvalho/G1)
PT lança o economista Júlio Miragaya para o governo do Distrito Federal (Foto: Letícia Carvalho/G1)
O Partido dos Trabalhadores escolheu, no último dia das confenções, em 5 de agosto, o economista Júlio Miragaya como candidato ao Palácio do Buriti. A candidata a vice na chapa é Cláudia Farinha, também do PT.
Nascido no Rio de Janeiro, Miragaya mora em Brasília desde 1992. Ele é doutor em desenvolvimento econômico sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). O candidato presidiu o Conselho Federal de Economia e Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).
Miragaya afirmou que, além da educação, segurança e mobilidade, o plano de governo do PT tem como foco a saúde pública e a geração de emprego.

Paulo Chagas (PRP)

Em convenção, PRP lança general Paulo Chagas ao governo do DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)Em convenção, PRP lança general Paulo Chagas ao governo do DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)
Em convenção, PRP lança general Paulo Chagas ao governo do DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)
O general reservista do Exército Paulo Chagas, de 68 anos, foi lançado pelo PRP como candidato a governo do Distrito Federal em 4 de agosto. O candidato a vice será Adalberto Monteiro, presidente da legenda na capital.
Nascido no Rio de Janeiro, Chagas estudou no Colégio Militar da capital fluminense e na Academia Militar das Agulhas Negras, também no Rio. O general fez carreira em Brasília. Ele está na reserva há 12 anos, após 38 de serviço militar.
Esta será a primeira vez que o general concorre a um cargo público. Chagas traçou como principais objetivos da campanha saúde, educação, segurança pública e mobilidade urbana.

Renan Rosa (PCO)

PCO anunciou a candidatura do bancário Renan Rosa ao governo do DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)PCO anunciou a candidatura do bancário Renan Rosa ao governo do DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)
PCO anunciou a candidatura do bancário Renan Rosa ao governo do DF (Foto: Letícia Carvalho/G1)
O PCO oficializou a candidatura do bancário Renan Rosa, de 53 anos, ao governo do Distrito Federal em 5 de agosto, último dia das convenções partidárias. Gilson Dobbin, também filiado ao PCO, é candidato a vice.
Nascido em Iguatu (CE), Renan é bancário desde 1987. Formado em letras pela Universidade de Brasília (UnB), ele é analista de TI no Banco do Brasil e ocupa um cargo diretoria-geral do Sindicato dos Bancários do DF.
Esta é a primeira vez que Renan Rosa concorre ao governo da capital. Ele afirmou que todas as candidaturas do PCO vão lutar "contra o golpe de estado imposto ao país".

Rodrigo Rollemberg (PSB)

O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, durante convenção regional do PSB (Foto: Reprodução/TV Globo)O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, durante convenção regional do PSB (Foto: Reprodução/TV Globo)
O governador do DF, Rodrigo Rollemberg, durante convenção regional do PSB (Foto: Reprodução/TV Globo)
O PSB confirmou, no dia 28 de julho, o atual governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, 59 anos, como candidato à reeleição nas eleições de 2018. O candidato a vice na chapa é Eduardo Brandão, do PV.
Formado em história pela Universidade de Brasília (UnB), Rodrigo Rollemberg nasceu no Rio de Janeiro e se mudou para Brasília com menos de 1 ano, em 1960. Filiado ao PSB desde 1985, ele se candidatou pela primeira vez no DF em 1994.
No primeiro discurso como candidato à reeleição, Rollemberg disse que vai continuar fazendo do combate à corrupção um dos pilares da campanha.

Rogério Rosso (PSD)

Rogério Rosso (PSD), candidato ao governo do DF, durante convenção do partido (Foto: TV Globo/Reprodução)Rogério Rosso (PSD), candidato ao governo do DF, durante convenção do partido (Foto: TV Globo/Reprodução)
Rogério Rosso (PSD), candidato ao governo do DF, durante convenção do partido (Foto: TV Globo/Reprodução)
O PSD anunciou, em 4 de julho, o nome do deputado federal Rogério Rosso, de 49 anos, como candidato a governador nas eleições de 2018. O vice da chapa é o engenheiro Egmar Tavares, do PRB.
Formado em direito pelo UniCeub, Rosso tem especializações em marketing e em direito tributário. Ele governou o Distrito Federal em 2010, ao ser eleito de forma indireta pela Câmara Legislativa.
Em discurso no lançamento da campanha, Rosso disse que os inimigos da cidade são o desemprego, a saúde, a insegurança e a falta de respeito com pessoas em situação financeira difícil.
Datas das convenções
DataPartidoCandidato
20/7NovoAlexandre Guerra
21/7Pros, PTC, PTB, PMN e PatriotaEliana Pedrosa
22/7PMNApoio a Eliana Pedrosa
28/7PSBRodrigo Rollemberg
28/7PSTUAntônio Guillen
28/7PRTBPaulo Barreto
28/7PSOLFátima Sousa
28/7AvanteApoio a Ibaneis Rocha
29/7PCdoBApoio a Rodrigo Rollemberg
29/7PatriotaApoio a Eliana Pedrosa
29/7PHSApoio a Eliana Pedrosa
30/7PVApoio a Rodrigo Rollemberg
2/8RedeApoio a Rodrigo Rollemberg
2/8Democracia CristãApoio a Alberto Fraga
3/8PodemosApoio a Rogério Rosso
4/8PPSApoio a Rogério Rosso
4/8PSD e PRBRogério Rosso
4/8PSCApoio a Ibaneis Rocha
4/8PDTApoio a Rodrigo Rollemberg
4/8DEMAlberto Fraga
4/8PRApoio a Alberto Fraga
4/8PPLApoio a Ibaneis Rocha
4/8SDApoio a Rogério Rosso
4/8PRPPaulo Chagas
4/8PSLApoio a Ibaneis Rocha
5/8MDBIbaneis Rocha
5/8PTJúlio Miragaya
5/8PCORenan Rosa
5/8PSDBApoio a Alberto Fraga
5/8PPApoio a Ibaneis Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário