quinta-feira, 1 de março de 2018

Serviço do metrô no DF é normalizado 26 horas após descarrilamento

 
metrô que saiu dos trilhos na manhã de quarta-feira (28/2) rodou sem dois dos quatro freios ao menos durante um trecho da viagem entre Ceilândia e Águas Claras. Ainda não se sabe, no entanto, por quanto tempo os carros, que levavam cerca de mil pessoas, viajaram sem as condições de segurança adequadas. 

Segundo o diretor de Operação e Manutenção do Metrô-DF, Carlos Alexandre da Cunha, um comitê formado por membros das diretorias de Manutenção e Técnica está investigando o que fez com que os freios fossem isolados (termo que significa, na prática, seu desligamento parcial) e quando isso teria acontecido.

Uma fonte do Metrô/DF ouvida pelo Correio afirma que não é possível descartar que todo o trajeto entre a primeira estação em Ceilândia e Águas Claras tenha sido feito sem os dois freios. Isso porque o isolamento costuma ocorrer de forma manual. Como o piloto não desativou os freios durante a viagem, é possível que a tenha iniciado já dessa maneira.

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Essa fonte acredita que o erro aconteceu após a manutenção do trem, realizada na terça-feira (27/2). Como para levar a composição para a área de conserto é preciso isolar os freios, o religamento de dois deles não teria ocorrido. Nessa hipótese, o sistema também teria falhado, ao permitir o funcionamento do trem de modo inseguro na quarta-feira.  
 

Diretor duvida de falha no início da viagem 


Cunha confirma que o trem foi levado à manutenção devido a uma falha de tração e que só foi liberado após testes de funcionamento. Mas duvida que o trem tenha iniciado a viagem com problemas. "Não acredito que o trem tenha começado a viagem com mais de um freio isolado porque, dessa forma, e levando passageiros, ele não teria conseguido parar nas estações", afirma.

O diretor de Operação e Manutenção ressalta  que a causa do isolamento dos freios ainda precisa ser identificada. "O piloto saiu de Ceilândia para a primeira viagem do dia e, ao chegar à Estação de Águas Claras, viu que o painel do trem mostrava que dois freios estavam isolados. A partir disso, foi seguido o protocolo, e os passageiros deixaram o veículo para que ele fosse levado ao pátio de manutenção", diz. 
 
Segundo o diretor, é possível rodar normalmente com o freio de um vagão isolado, mas a partir de dois, é indicado que o veículo pare, os passageiros sejam retirados, e ele trafegue em até 20km/h até o pátio de conserto. 
 

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