sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Grupo que Ocupava o Clube Primavera agora invade Hotel


Gustavo Moreno/CB/D.A Press
Integrantes do Movimento Resistência Popular pelo Direito à Cidade (MRP) invadiram outro hotel, no centro de Brasília, na madrugada desta sexta-feira (23/10). É a segunda vez em dois meses que eles tomam um endereço comercial no DF. Segundo a Polícia Militar, cerca de 120 pessoas estão no local, inclusive crianças. Até o momento, a corporação não recebeu ordens de desocupar o imóvel. 

O prédio invadido está abandonado há dois anos. Trata-se da antiga sede do Torre Hotel, na quadra 1 do Setor Hoteleiro Norte. Não há água, energia elétrica ou mobiliário. Parte da estrutura, como as janelas, foram retiradas pelos proprietários do imóvel. Desde 18 de setembro, quando o St. Peter foi desocupado, os sem-teto foram assentados no extinto Clube Primavera, em Taguatinga Sul. 

Na última terça-feira, uma operação liderada pelo 2º Batalhão de Polícia Militar do Distrito Federal desocupou a área. Na ação, os policiais retiraram os integrantes do MPR do local. No total, 56 construções irregulares foram removidas. De acordo com Francinaldo Silva, um dos líderes do movimento, a decisão aconteceu porque o Governo do Distrito Federal (GDF) não deixou outra alternativa. "O governo me deixou sem casa. Prometeu e não cumpriu. Nossa causa é de necessidade."

Todos os 13 andares do hotel estão ocupados. Além dos integrantes do MPR, cerca de 30 outras pessoas que já habitavam o local, a maiora delas usuários de drogas, dividem o espaço. A PM garante que o ambiente é insalubre. Além da grande quantidade de sujeira, há muito vidro e ferro pelo chão. Além disso, a partir do terceiro andar não há guarda-corpo, o que gera um risco de queda para quem sobe ou desce.

O coronel Agrício da Silva, que coordena os policiais que estão no hotel, explica que, caso haja tentativa de fechar o Eixo Monumental, eles serão impedidos. 


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Dupla de Estelionatário tenta da Golpe em Madeireira da cidade


Uma dupla especializada em golpes com cartões clonados e documentos falsos foi presa na noite dessa terça-feira (13/10) pela Polícia Militar. De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, Alexandre Cardoso da Silva, 26 anos, foi preso e autuado em flagrante por estelionato/ falsificação de documento particular/cartão de crédito ou débito e uso de documento falso, e Eurípedes Alves Bezerra, 49 anos, por estelionato. 

A prisão aconteceu depois que Alexandre fez uma compra em uma loja de materiais de construção, no valor de R$ 24,3 mil, na Quadra 308 de Samambaia. Ele usou documentos falsos e cartões clonados, com nome de terceiro. As mercadorias seriam entregues a Eurípedes que, segundo a versão de Alexandre, era responsável pela falsificação dos documentos utilizados na transação. O vendedor da loja foi orientado pelos policiais a completar a venda. A corporação já investigava Alexandre e, segundo os policiais, ele havia cometido o mesmo crime semana passada, quando fez uma compra de R$ 10 mil.



Ao acompanharem a entrega do produto, a polícia encontrou Eurípedes no Engenho das Lages, cidade que fica divisa entre o Distrito Federal e Goiás. Ao ser abordado, o suspeito alegou desconhecer a procedência do material, entrou em contato com o estelionatário, que foi localizado e levado até a 20ª Delegacia de Polícia (Gama). A mercadoria foi apreendida e restituída; os documentos utilizados na prática criminosa foram apreendidos e os autuados foram recolhidos à carceragem da PCDF, ficando à disposição da Justiça.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

A cada Hora um menor é Detido no DF

07/10/2015 22h19 - Atualizado em 07/10/2015 22h19

Vídeo mostra criança com revólver em roubo a comércio no DF

Imagem mostra garoto apontando arma para caixa e levando energéticos.
Foram detidos 6.619 jovens em nove meses, média de um por hora, diz PM.

Do G1 DF
Câmeras de segurança de uma padaria no Condomínio Del Lago, no Itapoã, no Distrito Federal, mostram uma criança com uma suposta arma na mão durante um assalto. O dono do comércio diz que o estabelecimento foi roubado 42 vezes em dois anos e que os autores eram menores de idade em 90% dos casos.
No vídeo é possível ver o garoto apontando a arma para o caixa. Ele aparenta ter menos de 12 anos. Em seguida, ele vai até uma das geladeiras e pega pelo menos três garrafas de energético.

Segundo a Polícia Militar, nos primeiros nove meses de 2015, foram apreendidos 6.619 adolescentes por envolvimento em infrações análogas a crimes, uma média de uma detenção por hora. O número é 45% maior do que o mesmo período de 2014, diz a PM.

A dona de uma loja de roupas na Avenida Comercial do Itapoã, que não quis se identificar, diz que já perdeu as contas de quantas foi assaltada. Depois de ser vítima de roubos três vezes em um semana, ela decidiu fechar as portas.

Gerente de uma loja na mesma região, Renata de Lima diz que sempre olha para a rua a fim de tentar identificar alguma movimentação fora do comum. "Sempre atenta. É que a gente está sempre aqui dentro, a gente está sempre lá fora olhando para ver se eles não estão passando. Qualquer coisinha a gente já liga para polícia."

Segundo a PM, os comerciantes confirmam que a maior parte dos delitos tem participaçãode menores de idade. "Parte deste pessoal já cometeu algum crime, a gente leva para a delegacia e logo estão de volta. A legislação nossa proporciona isso. Então estes menores estão de volta e a gente apreende novamente, é um retrabalho", disse o coronel da PM Mauro Lemos.
tóp

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Mais um Caixa Eletrônico explodido em Samambaia na 1031

Um caixa eletrônico foi explodido na madrugada desta quinta-feira (1º) em Samambaia, região administrativa do Distrito Federal. O equipamento ficava em uma farmácia, que estava fechada e desocupada no momento do ataque. O incidente aconteceu por volta das 3h, na quadra 1.031.
A área em frente ao estabelecimento, que é perto de uma escola, foi isolada. Peritos da Polícia Civil estavam no local por volta das 6h40. Eles informaram que nenhuma cédula foi levada pelos ladrões.